Por cerca de dois anos deixei de colocar matéria neste blog devido ao excesso de trabalho. Não conseguia conciliar compromissos profissionais com o tempo necessário para manter regularidade de textos neste espaço.
Depois de refletir muito sobre o assunto cheguei a conclusão que mesmo com periodicidade menor seria importante colocar a opinião e conhecimento que tenho desenvolvido neste período e ao longo dos últimos anos.
O incentivo de preparar o blog foi de apresentar uma visão de conhecimento técnico sobre um setor interdisciplinar relevante para a sociedade. Um texto curto permite introduzir novas ideias para discussão, considerando que para preparar artigos científicos levam tempo. Certa vez num evento, um aluno perguntou a um professor que estava conversando com colegas se ele não iria participar de uma sessão de artigos. Ele respondeu que o que acontecia na sessão estava de 1 a 2 anos no passado e o que ele discutia era o futuro.
Ao longo deste tempo de silêncio sem matérias, verifiquei que muitas pessoas continuam acessando o mesmo como fonte bibliográfica, já que os assuntos abordados não se perderam no tempo. Além disso, tenho recebido comentários que me incentivam a retornar ao blog.
Este é um texto inicial para retomar o blog, mas provavelmente com uma frequência de 2 duas semanas ou mesmo um mês em função dos compromissos.
Desta forma, gostaria de receber comentários sobre temas que gostariam que fossem abordados e comentários sobre o que foi e será postado no futuro.
Com exceção do Semi-árido a relação recente do país com a água tem sido mais de inundações do que com secas. Neste ano de 2014 o noticiário tem sido povoado por duas crises principais: (a) a seca que atingiu os mananciais da Região Metropolitana de São Paulo; (b) acrise que estamos iniciando a pagar que é a produção de energia hidrelétrica sobre a principal bacia produtora que á bacia do rio Paraná.

- A estimativa de precipitação a partir da utilização de rede de celular - 17 de maio de 2018
- Trabalhando com as incertezas no uso de indicadores de dados hidrológicos - 20 de abril de 2018
- Casos de incertezas nos dados hidrológicos - 15 de dezembro de 2017
- Curva-chave: incertezas - 8 de dezembro de 2017
- Gestão da outorga de água na seca - 20 de outubro de 2017
- Efeitos da seca no Centro-oeste - 13 de outubro de 2017
- Algumas reflexões - 5 de outubro de 2017
- Extinção do Departamento de Esgotos Pluviais - 21 de julho de 2017
- Gestão 20 anos após a “Lei das Águas” - 11 de julho de 2017
- O Brasil antes da Lei das Águas - 4 de julho de 2017
Olá Tucci, inicialmente parabenizo pelo blog que é fantástico!
Adorei o conteúdo e a abordagem das matérias, apesar de não ter explorado todo o conteúdo do blog.
Iniciei a leitura pelas entrevistas e isso me fez sugerir um tema para abordagem, o qual trata-se do direcionamento aos jovens profissionais da área e as tendencias.
Assim como sua opinião a respeito das mudanças dos dirigentes da gestão dos recursos hídricos, como isso gera (ou não) algum tipo de impacto na administração. E por último sobre a transparência da gestão hídrica em virtude do ocorrido em São Paulo com a escassez hídrica.
Gostaria de saber caso esteja equivocada em algum questionamento.
Obrigada!
Prezado Professor Tucci, mesmo que você escreva uma vez por ano sua opinião sempre será bem vinda e de muita valia. Não me lembro, desde que iniciei no IPH em 1996, do termo recursos hídricos ser tão comentado. Sei que você já contribuiu muito com o assunto no Brasil e no mundo, mas acho que pode contribuir ainda mais, principalmente agora que as pessoas que tomam as decisões estão atentas, buscando boas ideias e experiências como a sua. Grato.
Prezado Professor,
Fico feliz que tenha retomado o blog! Sou iniciante no tema, me formei no ano passado e usei muito do conteúdo do blog para desenvolver o meu próprio raciocínio acerca do tema recursos hídricos, tanto para elaboração de trabalhos quanto para discussão com colegas. Sempre consulto os livros, e tenho um exemplar da coleção da ABRH de Hidrologia que você organizou, mas, para assuntos urgentes e atuais, de fato, um blog é uma excelente ferramenta.
Hoje estou trabalhando na AGEVAP, na bacia do Paraíba do Sul, e gostei de procurar por um tema e encontrar o blog atualizado.
Obrigada pela dedicação! Voltarei sempre.